10 Coisas que você pode fazer para encorajar a autonomia de seu filho

10 Coisas que você pode fazer para encorajar a autonomia de seu filho
10 Coisas que você pode fazer para encorajar a autonomia de seu filho

Independência ao Vestir-se

  1. Ofereça roupas que permitam a independência: camisetas que passem fácil pela cabeça, botões com casas flexiveis, fechamento com velcrom, pressão de fácil uso Tudo o que a própria criança possa vestir.
  2. Providencie poucas opções de vestimentas em cabides acessíveis à altura da criança. Consiga uma cesta baixa para que a criança coloque a roupa suja.
  3. Providencie um espelho baixo, e uma escova de cabelo infantil para que ela se penteie.


dr_setubal_Escovando_os_dentes_da_criança_pré-escolar_31_03_2017


Independência na Higiene Pessoal

  1. Sua criança deve ter acesso a um vaso baixo, inicialmente. Uma vez treinada no uso do vaso pequeno, você pode providenciar um adaptador para o vaso adulto, e uma pequena escada de até dois degraus, para que ela suba com segurança.
  2. Providencie um banco para que ela atinja a pia, para poder escovar seus dentes e lavar suas mãos. Esta banqueta também servirá na hora de vestir sua roupa de baixo, pois poderá sentar-se nela.


crianca-na-cozinha


Independência na Hora de Comer

  1. Coloque num armário baixo, na cozinha, pequenos copos, pequenas vasilhas, pratos, colheres e garfos num recipiente adequado, para que a criança os alcance sem ajuda.
  2. Evite usar pratos de plástico. Sua criança aprenderá a segurar com cuidado os objetos. Você se surpreenderá. Criança aprende rápido a forma correta de segurar louça. Caso alguma vez caia e quebre, não faça estardalhaço, para não assustá-la e afastá-la de vez da ação independente. Aja normalmente, mostrando-lhe o cuidado com os cacos de vidro.
  3. Criança gosta de comer o que ajudou a fazer. Dê-lhe oportunidade de auxiliar no preparo de uma refeição. Criança pequena pode descascar uma tangerina ou uma banana, se você começa lhe mostrando como fazer.

mae-lendo-crianca


Independência Para Dormir

  1. Uma cama baixa desde o início dá a sua criança liberdade para movimentar-se, permite-lhe levantar-se sozinha, engatinhar ou caminhar pelo seu quarto, pela manhã. Brinquedos numa prateleira baixa vão chamar sua atenção, uma vez acordada.
  2. Criar uma rotina que ajude a criança a entender que é hora de dormir. Quando escolher uma rotina, mantenha-a: hora de brincar, de tomar banho, da história, de dormir é uma sequência ideal. Se inverter a ordem: hora de dormir, hora do banho, de brincar, hora da história; é receita para conflito para ir para a cama.

Tópicos: 

Postagens Recentes

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos.

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

Fique atualizado!